Atividades estimuladoras

Esta secção traz várias sugestões de jogos e brincadeiras cujo objetivo é trabalhar com as crianças, de forma pedagógica e lúdica, no sentido de estimular o seu desenvolvimento e facilitar a aprendizagem de conteúdos académicos. Este material é bastante útil, no entanto não abunda devido ao facto de contermos uma variedade de outras atividades lúdicas disponibilizadas nas referências bibliográficas. A melhor parte destas atividades estimuladoras é o facto de todas elas serem disponibilizadas sem quaisquer custos



IMAGEM E ESQUEMA CORPORAL:



1 - Boneco articulado
O que é estimulado:
Noção do esquema corporal, consciencialização sobre as partes do corpo e as suas posições, e habilidade manual 

Descrição: 
As partes do corpo recortadas em cartolina: cabeça, pescoço, tronco, dois braços, dois antebraços, duas mãos, duas coxas, duas pernas e dois pés. Para juntar as partes articuladas, podem ser feitos furos com o furador de papel e colocadas tachas, que se abrem depois de perfurar o papel. Outra alternativa é furar as articulações com uma agulha grossa e barbante, e depois dar um nó de cada lado do barbante.

Possibilidades de exploração: 
-Recortar e montar o boneco articulado. 
-Pedir a uma pessoa que sirva de modelo, assumindo diferentes posições que os alunos procurarão reproduzir com seus bonecos. 
-Fazer o exercício contrário, colocar o boneco em posições que as pessoas deverão representar. 
-Descobrir quais as posições que podem ser feitas com o boneco mas que são impossíveis de serem realizadas pelo ser humano.


2 - Máscaras
O que é estimulado:
Consciencialização sobre as partes do rosto, criatividade. 

Descrição:
Um saco de papel, com furos recortados à altura dos olhos, do nariz e da boca, desenhado e decorado de maneira a imitar um rosto.

Possibilidades de exploração:
-Enfiar o saco de papel na cabeça para descobrir e marcar quais seriam os lugares onde devem ser feitos os furos.
-Desenhar as partes do rosto no saco e colori-las.
-Colar fios ou tiras de papel para representar o cabelo.
-Fazer uma dramatização usando as máscaras e cobrindo as cabeças.
-Misturar as máscaras e distribuí-las aleatoriamente. Pedir às crianças que adivinhem qual é o colega que está por trás da máscara.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------

COORDENAÇÃO MOTORA:

1 - Bowling de latas

O que é estimulado:
Motricidade, coordenação motora ampla, coordenação viso-motora, arremesso ao alvo, controlo de força e direção. 
Descrição: 
Bolas de meia feitas com algumas meias juntas, que são enfiadas no fundo de uma meia comprida. Para arrematar, torcer e virar o cano da perna da meia várias vezes, recobrindo a bola para, posteriormente, costura-la. Latas vazias, do mesmo tamanho, com números colados. 
Possibilidades de exploração: 
-Empilhar as latas de modo a fazer um castelo. 
-Jogar como bowling: cada jogador arremessa três bolas, e tenta derrubar todas as latas. 
-Contar os pontos de acordo com os números escritos nas latas derrubadas. 


2 - Vaivém
O que é estimulado:
Coordenação viso-motora e noções de alternância e distância. 

Descrição: 
Garrafas plásticas descartáveis, cordão, argolas e durex colorido. Cortar duas garrafas ao meio, juntar as partes cortadas, colar com durex colorido. Passar dois fios (+ 3 m) por dentro das garrafas. Amarrar argolas nas quatro extremidades.

Possibilidades de exploração: 
O vaivém é um jogo de duplas, em que a criança segura as extremidades do cordão e uma delas dá um impulso abrindo os braços, lançando o objeto para o outro, que repete a operação, e assim sucessivamente. 


3 - Toca do Ratinho


O que é estimulado:
Motricidade fina, percepção visual e noção de quantidade.

Descrição: 
Selecionar uma tampa de caixa grande (+ - 60x40 cm), uma bola de berlinde, seis potes de iogurte e pintar três de uma cor e três de outra. Fazer um corte em forma de toca, colar as cores alternadas. Colocar os números de um a seis, sendo uma cor para os números ímpares e a outra para os pares.

Possibilidades de exploração: 
Cada criança num determinado tempo tenta colocar a bolinha na toca, “chutando-a” com os dedos. Cada vez que conseguir, faz os pontos especificados em cada peça.



---------------------------------------------------------------------------------------------------------


ORIENTAÇÃO TEMPORAL:

1 - Ampulheta

O que é estimulado:
Noção de tempo.

Descrição:
Selecionar duas garrafas iguais. Colocar areia numa delas, e colar as duas tampas. Fazer um furo nas tampas já coladas. Fechar as duas garrafas com as tampas. Medir o tempo (usando o relógio) em que a areia passa de um recipiente para o outro. Anotar nas extremidades dos dois recipientes o tempo.

Exploração: 
Como a ampulheta é um instrumento de medida ela pode ser usada simplesmente para que a criança observe o tempo que leva para a areia passar de um recipiente para o outro, ou pode servir de apoio aos jogos, controlando o tempo das tarefas. 


2 - Calendário de Pano
O que estimula:
Desenvolve a noção de tempo e a sequência lógica dos dias do mês, as estações do ano e as formas de vestuário adequadas ao clima. 

Descrição: 
Cortar um tecido liso de 1m x 1,20m. Prender 31 bolsos de 10cm x 10cm. 
Colocar um número em cada bolso de 1 a 31. Fazer uma série de cartões de 8cm x 8cm com desenho de situações climáticas, vestuário e acessórios.

Exploração: 
Diariamente as crianças observam as condições climáticas e colocam as figuras correspondentes ao clima, ao vestuário e aos acessórios no bolso do calendário, identificando o dia da semana e o mês em que se encontram. 



---------------------------------------------------------------------------------------------------------


PERCEPÇÃO VISUAL:

1 - Dominó de retalhos
O que estimula:
Motricidade, coordenação bimanual, discriminação visual de cores, habilidade manual, percepção tátil e visual. 
Descrição: 
Pares de quadrados feitos com retalhos de tecidos lisos e estampados, com um botão num dos lados e uma casa no outro. 
Exploração: 
-Abotoar as peças que têm as mesmas cores ou os mesmos motivos estampados. 
-Esconder as peças soltas numa caixa de papelão. Cada participante, sem olhar, tira duas peças. Se formarem par serão abotoadas, caso contrário, voltam para a caixa. 
-Jogar como dominó: distribuir as peças entre os participantes, quem tiver a peça igual, deve abotoa-la à outra. 

2 - Completar a casa
O que estimula:
Motricidade, discriminação visual, comparação de formas e de tamanhos, habilidade manual.

Descrição: 
Pedaço de cartão coberto com feltro, no qual foi costurado o desenho de uma casa, com botões nos lugares onde devem ser abotoadas as partes que estão a faltar. Essas partes são de feltro também e contêm pequenos cortes que são as casas que deverão ser abotoadas nos lugares correspondentes.

Exploração: 
-Desabotoar as partes avulsas da casa.
-Verificar as formas que estão desenhadas na casa e procurar as peças correspondentes para abotoar.


3 - Atenção,Atenção

O que estimula:
Atenção, discriminação visual, memória visual, vocabulário. 

Descrição: 
Uma folha de cartolina (colada em dois pedaços de cartão grosso para endurecer e poder dobrar), que contém 60 quadradinhos recortados de revistas em quadradinhos e colados em diferentes posições. 60 pedaços de cartão com as mesmas figuras, recortadas de outra revista igual.

Exploração: 
Colocar o tabuleiro sobre a mesa e distribuir os pedaços de cartão entre os participantes. Ao sinal de início, cada jogador deverá colocar o seu cartão em cima da figura igual no tabuleiro. Quem conseguir colocar primeiro todas as suas figuras vence o jogo. 
-Dar cinco fichas, ou marcadores para cada participante (poderão ser tampas coloridas) e colocar todos os cartões dentro de um saquinho. Uma criança sorteia um pouco de cartão, mostrando-o aos outros jogadores por aproximadamente 5 segundos. De seguida, esconde-se a cartela, virando-a de face para baixo e as crianças deverão o mais rapidamente possível colocar as suas fichas no tabuleiro, sobre as figuras correspondentes ao desenho visto no cartão. Depois, outra criança fará o sorteio. O primeiro que conseguir colocar todas as cinco fichas sobre os desenhos vence o jogo. 
-As crianças observam as figuras durante um minuto; depois, cada criança à sua vez pede que os colegas encontrem uma figurinha com determinadas características (ex. Magali a comer melancia) para ver quem a encontra primeiro. 

4 - Dado do tempo

O que estimula:
Percepção visual, observação e associação do desenho com o real.

Descrição:
Montar um dado grande com 4 quadrados de 15cm x 15cm de cartão grosso, unindo as laterais com fita adesiva. Forrar com papel branco e em cada lado desenhar ou colar uma das condições do tempo (ex. chuva, sol, nublado, sol com nuvens, nuvens grossas, relâmpagos). Cortar 60 cartelas quadradas (6cm x 6cm) de cartolina, e desenhar as condições do tempo em cada uma delas, sendo que para cada situação devem ser feitas 10 cartelas.

Exploração:
-Joga-se o dado e de acordo com a figura que ficar para cima a criança retira o cartão correspondente, procedendo-se dessa forma sucessivamente, até ao cartões acabarem. Quando terminarem os cartões, as crianças observam o tempo e identificam quais os desenhos que correspondem ao real.



---------------------------------------------------------------------------------------------------------


PERCEPÇÃO AUDITIVA:

1 - Áudio
O que estimula:
Percepção auditiva, discriminação de sons diferentes, atenção e concentração.

Descrição: 
10 embalagens de fermento ( ou caixas de fósforo vazias), forradas com papel fantasia e em cada duas embalagens os seguintes materiais: feijões, sementes secas de abóbora, um pedaço de 3 cm de cabo de vassoura, três tampas de refrigerante (de metal) e três pregos.

Exploração: 
-Balançar as embalagens, procurando as que produzem sons iguais e agrupa-las duas a duas. 
-Utilização como jogo: cada participante escolhe uma embalagem e tem duas ou três chances de achar o som igual. Caso o encontre recebe uma ficha. 
Ganha quem tiver mais fichas. 


---------------------------------------------------------------------------------------------------------

PERCEPÇÃO TÁTIL:

1 - Sacola Suspresa
O que estimula:
Atenção e concentração, pensamento lógico, vocabulário, percepção tátil, discriminação de texturas, forma e tamanho.

Descrição: 
Uma sacola de pano com duas aberturas laterais, fechadas com elástico (tipo puxa-saco), dentro da qual existem objetos e tecidos de texturas diferentes: 
-Para discriminação de texturas: 3 retalhos de lã, 3 de seda e 3 de veludo (mesmo tamanho), 3 pedaços de lixa, 3 de plástico e 3 de papel. 
-Para discriminação de formas: 4 quadrados (5x5cm), 4 triângulos (5x5cm), 4 círculos (5cm de diâmetro) e 4 retângulos (7x3cm); formas geométricas  de cartolina ou de madeira. 
-Para discriminação de tamanho: 2 dados, 2 lápis, 2 tampinhas e 2 colheres; objetos cujo tamanho seja um grande e um pequeno 
-Para percepção estereognóstica: 3 grampos, 3 alfinetes de fralda, 3 colheres de café, 3 dados, 3 bolinhas de gude, 3 lápis, 3 botões e 3 borrachas. 

Exploração: 
-Retirar um objeto da sacola, examiná-lo e depois retirar outro igual. 
-Introduzir as duas mãos pelas aberturas laterais da sacola e encontrar dois objetos iguais. 
-Encontrar um objeto grande com a mão direita e um pequeno com a mão esquerda, ou vice-versa. 
-Segurar um objeto dentro da sacola, examiná-lo pelo tato e, sem olhar, dizer qual é, conferir em seguida. 
-Fazer o mesmo com a outra mão. 
-Atender comandos da pessoa responsável para pegar objetos dentro da sacola. (ex. “pegar numa borracha”, ou “pegar num objeto de metal”, etc) 



2 - Cesta de Pastéis
O que estimula:
Discriminação tátil, estabelecimento do conceito de igual e diferente.

Descrição:
Círculos de tecidos variados, com aproximadamente 10cm de diâmetro, dobrados ao meio e costurados em forma de pastéis. Cada par de “pastéis’ do mesmo tecido está recheado com os seguintes materiais: flocos de espuma, bolinhas de isopor, palha, tampas de creme dental, etc.

Exploração: 
-Com os olhos vendados, só com o uso do tacto agrupar os dois pastéis que contêm o mesmo recheio. Após a discriminação correta, os pastéis da mesma cor deverão estar juntos, permitindo assim que a própria criança veja se acertou, pois, se foi feita a associação dos dois pastéis com o mesmo recheio, os dois serão da mesma cor.

3 - Memória Tátil
O que estimula:
Percepção tátil, discriminação de diferentes texturas. 

Descrição: 
Confeccionar pares de cartelas (10x20cm), nas quais deverão ser coladas texturas iguais (duas cartelas com lã, duas com palitos de fósforo, duas com cordões, duas com feijão, duas com arroz, etc), formando um jogo de pelo menos seis pares. 

Exploração: 
-Após espalhar as peças sobre a mesa, as crianças, que devem estar com os olhos vendados, procuram os pares, através do tato. Aquele que fizer mais pares ganha o jogo. 

---------------------------------------------------------------------------------------------------------

PERCEPÇÃO TÁTIL:


1 - Cheira Cheira
O que estimula:
Sensibilidade para odores, reconhecimento olfativo.

Descrição: 
10 potes de Yakult (ou algum iogurte líquido), preenchidos aos pares, com cinco materiais de odores diferentes: café, cravo, algodão com perfume, canela, sabão em pó. Após serem preenchidos, os potes são cobertos com tecido de textura fina, e presos com barbante ou elástico.

Exploração: 
-Com os olhos vendados e sem mexer nos conteúdos dos potes, formar pares selecionando os potes somente pelo olfato.



---------------------------------------------------------------------------------------------------------

PERCEPÇÃO TÁTIL:

1 - Gavetas de Memória
O que estimula:
Pensamento, memória espacial, atenção, observação. 

Descrição: 
20 caixas de fósforo colocadas em cinco pilhas de quatro caixas e revestidas com papel de plástico, fita durex colorida ou papel colorido. Dentro das gavetinhas é possível colocar pequenas peças, de acordo com a forma como se vai brincar.

Exploração: 
-Colocar uma pequena peça em uma das gavetinhas do armário, roda-lo em seguida algumas vezes e pedir que o aluno diga onde está a peça. 
-Fazer a mesma coisa, mas escondendo duas peças, depois três e assim por diante. 
-Colocar dezoito pares de pequenos objetos nas gavetinhas e jogar como o jogo da memória, em que cada participante tem de encontrar duas peças iguais.


2 - Encontre o par
O que estimula:
Memória, atenção, observação. 
Descrição: 
Em cartões de 8x13cm, desenhe dois quadrados de 2,5cm. Preencha os quadrados com material de estímulo (letras, números, palavras, figuras). Faça um conjunto de cartelas de 2,5cm com os mesmos desenhos contidos nos cartões. 
Exploração: 
Dar a cada um dos alunos um cartão virado para baixo. Pedir que virem os seus cartões, observem o que há neles e virem novamente para baixo. Em seguida  pedir que procurem nas cartelas que estarão dispostas sobre a mesa, as gravuras iguais às dos seus cartões.



---------------------------------------------------------------------------------------------------------


CLASSIFICAÇÃO:

1 - Cada cor no seu lugar
O que estimula:
Percepção visual, classificação e discriminação das cores.

Descrição: 
Unir seis caixas de fósforos vazias com durex colorido ou papel colorido. Pintar a frente de cada gavetinha de uma cor diferente. Selecionar tampas de marcadores coloridos usados, ou botões, das mesmas cores pintadas nas gavetas.
Colocar o mesmo número de peças em cada gaveta.

Exploração: 
As peças são colocadas aleatoriamente na mesa e a criança tem que classifica-las pela cor e coloca-las na gaveta correspondente.


2 - Bingo das figuras geométricas
O que estimula:
Classificação, percepção visual, reconhecimento de formas e cores, atenção e concentração.

Descrição: 
6 cartelas (20x20cm) contendo desenhos de círculos, triângulos, quadrados, retângulos (em cores diferentes). 36 cartelinhas (4x4cm) das mesmas figuras, para serem sorteadas. Tampinhas de refrigerante para marcar a figura sorteada.

Exploração: 
Ao ouvir a descrição da figura “cantada”, a criança coloca uma tampinha em cima da figura correspondente. Ganha o jogo quem conseguir completar uma fileira horizontal ou vertical. 

3 - Caixa de Classificações
O que estimula:
Classificação,  pensamento, discriminação visual, coordenação visomotora, reconhecimento de objetos iguais, atenção e concentração. 

Descrição: 
Uma caixa de sapato virada de cabeça para baixo, com seis orifícios do tamanho  correspondente ao dos potes de iogurte. Seis tipos diferentes de materiais pequenos, como carretéis, botões, bicos de lápis, etc. A caixa foi forrada com papel fantasia.

Exploração: 
-Misturar todos os objetos e pedir à criança que classifique, colocando cada tipo num lugar na caixa. 
-Colocar uma peça em cada pote e pedir à criança que deixe todos os potes com seis peças. 
-Com os potes com seis peças, retirar objetos para que o primeiro fique com uma, o segundo com duas, o terceiro com três, assim por diante. 
-Colocar alguns objetos nos potes e pedir à criança que deixe todos os potes com a mesma quantidade. 
-Dar 12 pequenos objetos e pedir que sejam distribuídos igualmente nos potes, sem deixar nenhum de fora.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------

PENSAMENTO LÓGICO:

1 - Por onde a bola vai sair
O que estimula:
Pensamento antecipatório, noção de direção, destreza.

Descrição: 
Caixa de papelão onde foram feitos furos por onde passam canudos que atravessam a caixa de um lado ao outro. Bolinhas de gude para escorregarem pelos canudos.

Exploração: 
-Colocar as bolinhas e deduzir por onde elas vão sair. 
-Dar uma bolinha para cada criança. Pedir que corram ao redor da caixa e, a um sinal dado, coloquem a sua bolinha num dos canudos e corram para pegar nela na saída. 

2 - História em BD

O que estimula:
Pensamento lógico, sequência lógica, atenção e concentração, estruturação tempo-espacial, discriminação visual, sociabilização

Descrição: 
Uma tira de cartolina com 7cm de largura, riscada no sentido vertical, de 16 em 16cm. Figuras selecionadas de revista em quadradinhos são colocadas em sequência na tira de cartolina, para formar uma história, de acordo com o seguinte critério: uma figura é colada no meio do espaço de 16 cm, entre os dois riscos verticais, e a figura seguinte é colada sobre o risco. Depois serão cortadas nos lugares onde foram traçados os riscos, separando a figura ao meio e interrompendo a sequência. 
Exploração: 
-Montar a sequência da história juntando as figuras separadas pelo recorte. 
-Narrar a história. 

3 - O que será
O que estimula:
Pensamento lógico, dedução, reconhecimento do todo através de uma parte, atenção, observação, nomeação, discriminação visual. 
Descrição: 
Folhas de papel (16x16cm), dobradas ao meio. Na parte interna é colocada uma figura recortada de revista. Na parte dobrada externa da folha é feito um outro recorte (ou dobra), a fim de eliminar uma parte e deixar aparecer uma parte significativa da figura colada dentro. 
Exploração: 
-Adivinhar qual a figura, observando apenas uma parte dela. Para facilitar, pode-se inicialmente mostrar toda a coleção à criança para que ela possa reconhecê-la posteriormente. 

4 - Quebra cabeça


O que estimula:
Pensamento lógico, composição e decomposição de figuras, discriminação visual, atenção e concentração.

Descrição: 
Caixas de fósforo em quantidade suficiente para cobrir as figuras que são colocadas uma em cada lado do conjunto de caixas. A figura é cortada com estilete no espaço entre as caixas. Ao redor do desenho, um durex colorido forma a moldura do quebra-cabeça. A parte lateral das caixinhas foi fechada com durex colorido.

Exploração: 
-Desmontar e montar o jogo, compondo o desenho como um quebra-cabeça. 
-Caso a atividade seja difícil para a criança, faça inicialmente a moldura e peça para completar a figura. 

5 - Sequência de Atributos
O que estimula:
Noção de sequência lógica, percepção visual, atenção, percepção de detalhes. 

Descrição: 
Tampas, caixinhas, ou qualquer outro material em que possam ser coladas figuras e papel colorido. Encapar as caixinhas com papel da mesma cor. Escolher uma figura para ser o padrão. Recortar e colar nas caixinhas partes da figura, de modo que em cada peça seja acrescido um atributo (parte da figura) até que a última peça represente a figura total. 

Exploração: 
Espalham-se as peças na mesa de forma aleatória e o aluno deve coloca-las em sequência lógica. Esta pode ser de um elemento até chegar ao todo, ou iniciar pelo todo até chegar a um elemento. 

---------------------------------------------------------------------------------------------------------

MATEMÁTICA:


1 - Dominó de números

O que estimula:
Reconhecimento de numeros, noção de adição e de subtração, desenvolvimento do pensamento. 

Descrição: 
28 pedaços de cartão de aproximadamente 6x12cm, com dois números em cada uma. Números de 0 a 9 (recortados de folhas de calendário) na quantidade de quatro de cada, foram colados nas duas partes dos dominós, seguindo as mesmas características do jogo de dominó.

Exploração: 
-Jogar como dominó, associando os números iguais. 
-Mudar a regra do jogo e, ao invés de colocar números iguais, criar outra opção, por exemplo, somando mais dois ao número da cartela, ou subtraindo dois, etc. 


2 - Jogo da Argola
O que estimula:
Percepção viso-motora, identificação de cores e a relação número/quantidade. 

Descrição: 
10 garrafas descartáveis. Colocar uma porção de areia no fundo da garrafa. Cortar papel crepom de cores variadas, em tiras e colocar em cada garrafa uma cor. Recortar em papel preto os numerais de 1 a 10 e colar um em cada garrafa. Cortar tampas de plástico no tamanho que encaixem nas garrafas, para servir de argolas.

Exploração: 
As garrafas ficam agrupadas, e a uma distância de 4 a 6 metros as crianças lançam a argola: quando acertam, verificam o número contido na garrafa e retiram no material de contagem a cor e a quantidade correspondentes. Ganha quem conseguir o maior número de pontos. 

3 - Jogo lógico
O que estimula:
Noções de quantidade, cor, encaixe e raciocínio lógico. 

Descrição: 
Uma bandeja grande de ovos (quadrada). Pintar uma das bandejas com tinta guache em seis cores diferentes, sendo uma fileira de cada cor. Cortar 84 peças de outras bandejas e colorir com as mesmas cores do tabuleiro. Fazer dois dados: um deles é pintado nas mesmas cores do tabuleiro, e o outro, com quantidade de 1 a 6.

Exploração: 
-Cada criança escolhe uma cor. Espalham-se as peças pequenas na mesa. 
-Joga-se então o dado da cor e em seguida o da quantidade. Verifica-se o resultado (ex. 4 e amarelo) e retiram-se as peças encaixando-as no tabuleiro, na fileira da mesma cor. Ganha quem primeiro preencher a sua fileira. 

4 - Jogo dos números
O que estimula:
Identificação de numerais, ritmo, habilidades motoras, atenção e socialização.

Descrição: 
Cartões com números de 0 a 9 espalhados pelo chão da sala num espaço delimitado.

Exploração: 
-Solicitar que as crianças pulem e saltem ao redor dos cartões ao ritmo de uma música. Quando parar a música, o professor indica um determinado número e todos deverão parar no respectivo número. 

---------------------------------------------------------------------------------------------------------

ALFABETIZAÇÃO:


1 - Figuras cortadas
O que estimula:
Alfabetização, estruturação silábica, vocabulário, atenção e concentração, observação, relação parte/todo, composição de palavras e figuras

Descrição: 
Retângulos de cartolina com figuras de revistas e o nome do objeto em letra de forma, em baixo da figura, de modo que a palavra fique do tamanho da figura. O corte é feito sinuosamente no sentido vertical, separando as sílabas.

Exploração:
-Observar a figura, decompô-la e recompor as partes. 
-Observar e misturar as partes, recompor todas as figuras, dizer o que está escrito, ler as sílabas separadas e formar novas palavras. 


2 - Abecedário
O que estimula:
Alfabetização, memorização da sequência alfabética, ordenação e sequência de letras, aquisição de conceitos de antes e depois, atenção e concentração. 

Descrição: 
Lâminas de plástico com 6cm de largura, aproximadamente, tiradas de garrafas de água sanitária. O recorte é feito de forma irregular de modo que os encaixes fiquem diferentes uns dos outros. Em cada uma das peças está colada uma letra na sequência do alfabeto.

Exploração: 
-Oferecer as peças à criança e deixar que ela descubra que o encaixe das peças resulta na composição do alfabeto. 
-Perguntar qual a letra que vem antes do M, depois do H, assim por diante. 
-Variação: substituir as letras por números. 


3 - Quebra palavras
O que estimula:
Interesse por letras e palavras, composição de figuras e palavras, reconhecimento de letras, ordenação das letras na palavra.

Descrição: 
Pedaços de papel cartão com 15cm de altura e comprimento de acordo com a extensão da palavra, nas quais são desenhadas (ou coladas) figuras e, abaixo das mesmas, a palavra correspondente, em letra de forma. As cartelas são cortadas em tiras verticais de forma a que a cada letra corresponda um pedaço da figura.

Exploração: 
-Entregar para a criança o conjunto de tiras de cada figura e sugerir que descubra qual palavra poderá ser formada. A composição da figura é também a composição da palavra.

4 - Ganhar letras
O que estimula:
Alfabetização, reconhecimento de letras, formação de palavras, coordenação dos movimentos amplos, arremesso. 
   
Descrição: 
Dez garrafas de plástico, cujas tampas estão pregadas, com durex, letras do alfabeto. As garrafas são cortadas a 10cm da base e colocadas dentro de uma caixa de papelão com aproximadamente 60x40cm. As argolas são feitas com a parte de baixo que sobrou das garrafas e encapadas com tiras de papel. As tampas avulsas devem conter letras iguais às que estão nas garrafas, basicamente, três de cada. 

Exploração: 
-Atirar as argolas e, se conseguir encaixá-las, pegar uma letra igual a cada letra acertada. 
-Cada jogador tem direito a cinco jogadas na partida e a jogar cinco argolas de cada vez. 
-Ao final do jogo ganha quem tiver feito o maior número de palavras com as letras que ganhou. 

5 - O nome é
O que estimula:
Desenvolvimento da alfabetização, discriminação das letras, discriminação de sílabas, desenvolvimento da leitura, composição de palavras. 

Descrição: 
Figuras de revistas coladas em fichas de cartolina ou capas de pastas reaproveitadas. Embaixo de cada figura, aparece o nome da mesma em letras de forma e maiúsculas. Letras do alfabeto, de imprensa e maiúsculas avulsas, coladas em quadradinhos de cartolina.

Exploração: 
Ler a palavra, procurar as letras avulsas correspondentes e formar essa palavra.

6 - Descubra a palavra
O que estimula:
Alfabetização, pensamento lógico. 

Descrição: 
Caixas de fósforo recobertas com papel contacto ou fantasia, onde estão guardados cartões com silabas que compõem uma palavra. Por fora da caixa poderá estar escrita a palavra ou colada uma figura correspondente.

Exploração: 
Distribuir as caixinhas para que descubram qual a palavra que pode ser formada com aquelas silabas, ou para que formem a palavra escrita na caixa, ou o nome da figura correspondente. 

7 - Caça Palavras
O que estimula:
Leitura e escrita de palavras, percepção visual, convívio com material letrado. 

Descrição: 
Selecionam-se figuras de uma mesma família (animais, frutas ou palavras com a mesma inicial). Recortar cartelas de forma retangular (3x10cm). Colar a figura numa das extremidades, escrever o nome logo após a figura. Com cartelas menores (3x3cm) escrever todas as letras do alfabeto duas vezes e mais três vezes as vogais. Guardar todo o material em uma caixa encapada.

Exploração: 
Distribuir os cartões para as crianças, cada uma deverá buscar as letra iguais às dos nomes escritos nos cartões, para formar a palavra.


---------------------------------------------------------------------------------------------------------

REFERÊNCIAS


ANTUNES, Celso. Jogos para a estimulação das múltiplas inteligências.
Petrópolis: Vozes, 1998.

CUNHA, Nylse Helena Silva. Criar para brincar: a sucata como recurso pedagógico: atividades para psicomotricidade. São Paulo: Aquariana, 2007.

FERLIN, Ana Maria; GOMES, Daisy A. C. 90 idéias de jogos e atividades para sala de aula. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008

FRIEDMANN, Adriana. Brincar: crescer e aprender. O resgate do jogo infantil.
São Paulo: Moderna, 1996.

IDE, Sahda Marta. O jogo e o fracasso escolar. In: KISHIMOTO, Tisuko M. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 2008. p. 89-107.

KISHIMOTO, Tisuko M. O jogo e a educação infantil. São Paulo: Pioneira, 1994.

______. (orgs). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 11ª ed. São Paulo:
Cortez, 2008.

______. Jogos Tradicionais Infantis – O jogo, a criança e a educação.
Petrópolis, RJ: Vozes, 1993.

MAJOR, Suzanne; WALSH, Mary Ann. Crianças com dificuldade de aprendizado: jogos e atividades. São Paulo: Manole, 1987.

MARANHÃO, Diva Nereida M. Machado. Ensinar Brincando: a aprendizagem pode ser uma grande brincadeira. Rio de Janeiro: WAK, 2004.

NITZKE, Julio A.; CAMPOS, Márcia de Borba; LIMA, Maria de Fátima do Prado.
Piaget:          estágios       de       desenvolvimento.             Disponível    em http://penta.ufrgs/~marcia/estagio2.htm Acesso em: 6 out 2008.

PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho, imagem e representação. [tradução Álvaro Cabral, 1975]. 2ª ed. Rio de Janeiro:
Zahar, 1975.

______. Psicologia e pedagogia. [tradução Dirceu Anccioly Lindoso e Rosa Maria Ribeiro da Silva]. Rio de Janeiro: Forense,1970.

______.  A psicologia da criança. Rio de Janeiro: Bertand Brasil, 1998.


RIBEIRO, Maria Luisa S. O jogo na organização curricular para deficientes metais.
In: KISHIMOTO, Tisuko M. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 2008. p. 133-141

SANTOS, Santa Marli Pires dos. Brinquedoteca: sucata vira brinquedo. Porto Alegre: Artmed, 1995.

SILVA, Mônica Soltau da. Clube da matemática: jogos educativos. Campinas, SP:
Papirus, 2004.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

______. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

VYGOTSKY, L. S.; LURIA A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem.  5ª ed. São Paulo: Ícone, 1994. 

0 comentários:

Enviar um comentário

 

(c)2013 - Um Sorriso Pelo Futuro